quinta-feira, 14 de abril de 2011

Afinal, O que é ser artista?

Não agüento mais os malditos discursos sobre arte e as rotulações que vem incutidos sutilmente neles. Quanto mais olho os meus trabalhos, mais me frusto, e por uma certa imposição social precisei categoriza-los em um estilo, por exemplo me coloco como uma artista surrealista, estou falando de trabalhos que não foram para as exposições, que pseudocuradores repélem por serem "agressivos" demais, será que eles consideram apenas o belo? afinal eles querem enfeites para as paredes ou algo que faça as pessoas sairem de suas inércias mentais?... Recebo algumas visitas em meu atelier e as observações são muito interessantes, hoje por exemplo, um antiqüario com seus possiveis sessenta anos olhou detalhadamente para cada trabalho e disse: sua arte é estranha, parece macabra, depois olhou para um clássico e disse: lindo, esse é um trabalho respeitável. Confesso que fiquei questionando todo o meu processo artistico, afinal aquela observação vinha de um senhor com uma bagagem cultural respeitável...e eu pergunto: Afinal qual é a real proposta de arte para com o mundo? ou do mundo para com a arte?...

Um comentário:

  1. minha cara amiga,
    acredito que este senhor faz parte de um grupo que julga a cultura como algo da elite e consequentemente acredita ser arte apenas o que é belo (no sentido de simples) e reconfortante (no sentido de conformista). o triste é que a cultura brasileira está nas mãos e nas canetas destas pessoas.
    não se preocupe e muito menos questione a qualidade do seu trabalho, pois sei, daquilo que vi, que se trata de algo forte e de muita qualidade.

    ResponderExcluir